Instituições, Organizações e Grupos
Postado pelo grupo:
A instituição é um valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas, em geral. A instituição é o que mais se reproduz e o que menos se percebe nas relações sociais. Atravessa, de forma invisível, todo tipo de organização social e toda a relação de grupos sociais. Só se recorre claramente a estas regras quando, por qualquer motivo, são quebradas ou desobedecidas (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, 2009).
Se a instituição é o corpo de regras e valores, a base concreta d sociedade é a organização. A organização pode ser um complexo organizacional, como exemplo, o Ministério da Saúde; uma Igreja, como a Católica; uma grande empresa, como a Volkswagen do Brasil; ou pode estar reduzida a um pequeno estabelecimento, como uma creche de uma entidade filantrópica. As instituições sociais serão mantidas e reproduzidas nas organizações. Consequentemente, a organização é o polo prático das instituições (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, 2009).
O elemento que completa a dinâmica de construção social da realidade é o grupo, ou seja o lugar onde a instituição se realiza. Se a instituição constitui o campo dos valores e das regras (portanto, um campo abstrato), e se a organização é a forma de materialização destas regras por meio da produção social, o grupo, por sua vez, realiza as regras e promove os valores. O grupo é o sujeito que reproduz e que, em outras oportunidades, reformula tais regras. É também o sujeito responsável pela produção dentro das organizações e pela singularidade, ora controlado, submetido de forma crítica a essas regras e valores, ora sujeito da transformação, da rebeldia, da produção do novo (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, 2009).
Fontes bibliográficas:
BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, 2009
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/o-papel-das-instituicoes-na-vida-das-pessoas/32167
Comentários
Postar um comentário