Ideologia e Representação social- Postador por :Grupo relações de gênero e a questão LGBTQ

Representações sociais e ideologias

Quem aqui nunca ouviu falar o termo “representatividade” ?
Quem aqui nunca viu uma hashtag  #merepresenta ...
Representatividade, representar...representações sociais!!!
Tema de um dos nossos seminários, esse tema nos representa!
Deixando de lado a brincadeira com as palavras, de acordo com um dos textos da autora Denise Jodelet que nos fora indicado, representações sociais são sistemas de interpretação que regem nossa relação com o mundo e com os outros,orientando e organizando as condutas e as comunidades sociais.
Esmiuçando essa fala e trazendo para o contexto cotidiano, representação social tem a ver com a forma que nos identificamos - ou não - com os modelos que nos são propostos publicamente ou em uma comunidade.
Um bom exemplo disso é como, por exemplo, uma mulher que usa cabelos curtos, não gosta de maquiagem, e nem usa vestidos, costumeiramente não é reconhecida como mulher “feminina”,  justamente porque a representação social de mulher e de feminilidade não abarca todas as possibilidades de ser mulher.

Todos nós necessitamos de nos sentir representados...

Mais do que isso, a representação social é um meio pelo qual os indivíduos criam processos de elaboração de conduta. O homem como ser socio-histórico que internaliza o meio externo desde que nasce, usa se da representação social para construir a própria identidade.
O problema da representação social pode estar justamente no ponto em que destoa da realidade material, ou seja, a partir do momento que abarque somente a realidade ideal. Pensando nesse ponto de realidades, podemos entender o que nos diz Moscovici : "Sua posição mista na encruzilhada de uma série de conceitos sociológicos e de conceitos psicológicos" (Moscovici, 1976, p. 39).
Os elementos que compõem uma representação social são provindos de uma dinâmica social e de uma dinâmica psíquica. De fato, ela vêm impregnada de uma determinada cultura que têm por interesse a disseminação de certas ideologias, aliás, a própria cultura é também responsável pela veiculação das representações. As representações sociais possuem valor de verdade, e tem a função de difundir conhecimentos e transformar saberes, e são uma das bases epistemológicas do senso comum.
Concluímos então, que as representações sociais são fundamentais para o construir da subjetividade do indivíduo, e usamos delas para criarmos identificação. É nela mesma que buscamos significações de forma simbólica e interpretativa. Por outro lado,  essas significações são uma síntese de uma construção e de uma expressão do sujeito, o sujeito se utiliza delas e também as cria. A partir das representações podemos ou não partilhar do sentimento de pertencimento de uma sociedade ou cultura, onde mesmo o sentimento que nos exclui de uma coletividade, automaticamente nos inclui em outra oposta, nos ajudando assim a criar a nossa auto imagem e também a nossa identidade.
Grupo relações de gênero e a questão LGBTQ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Processo Grupal - Os tipos de grupos

Processos grupais

O Homem é o Lobo do Homem