Linguagem e Comunicação - Grupo Ideologia e Representações Sociais





"Das primeiras verbalizações e pinturas nas cavernas até as línguas atuais e suas formas escritas evidencia-se a dimensão histórica e social desta produção humana. se o homem primitivo lia os sinais da natureza (pegadas, direção do vento, galhos quebrados, etc) e com eles orientava sua ação no mundo, com a criação dos signos (enquanto sinais artificialmente criados por homens e mulheres) amplia-se o âmbito das possibilidades da existência humana."
Maria Juracy Toneli Siqueira e Adriano Henrique Nuemberg
Fonte: Psicologia Social Contemporânea: livro-texto - 21a Edição



Linguagem e Comunicação
A história da comunicação humana permeia a história da própria humanidade e do processo evolutivo de todos nós. Antes mesmo da fala ser criada, nossos ancestrais mais primitivos, os homens das cavernas, já se comunicavam por meio da linguagem rudimentar desenvolvida por meio de gestos, sons, expressões e grunhidos.
Com o passar do tempo, a linguagem evoluiu um pouco mais e, por volta de oito mil anos atrás, o povo sumério criou os primeiros escritos e desenhos rupestres, feitos com tintas naturais, pintadas nas paredes de suas cavernas. Por meio destas ilustrações eles demonstravam como pensavam e como era o seu dia a dia numa época bastante remota.
Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/historia-da-comunicacao-humana/

Postado em nome do grupo: IDEOLOGIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Processo Grupal - Os tipos de grupos

Processos grupais

O Homem é o Lobo do Homem